
Por Quê?
Ao longo de minha carreira como líder de equipes pequenas, médias e grandes, levei sempre a crença de que o líder deve contribuir para a transformação de seu espaço social, o que significa transformar pessoas, organizações, a sociedade e a si mesmo. Para isso o líder deve servir de exemplo e ser fonte de inspiração e de desafio pessoal, profissional e cultural. Deve também demonstrar cuidado com as pessoas e com as situações, ter comportamento ético e promover a justiça e a liberdade para que as pessoas possam se desenvolver de acordo com seus desejos e potencialidades.
O sucesso nos resultados nunca pode estar acima disso, mas ele vem por isso.
Sempre acreditei que, ao transformar, seríamos capazes de atuar para resultados acima das expectativas, os nossos mesmos e os das equipes.
Também compreendia que as respostas a este meu entendimento da liderança não seriam encontradas nos livros e manuais das disciplinas de Administração ou de Gestão de Pessoas apenas. Eu precisava ampliar meu horizonte cultural, algo que me acompanhava desde a minha adolescência e juventude. Busquei ajuda especialmente na História, na Literatura, na Filosofia, na Antropologia, na Economia, na Psicologia e na Sociologia.
A História é cheia de exemplos de grandes líderes que transformaram o mundo no seu tempo e cujas transformações continuam impactando as nossas vidas até hoje. São os caso de Péricles na Grécia antiga, Jesus Cristo, Budha, Napoleão, Churchil, Gandhi, Mandela, para citar alguns. Também grandes líderes, a seu tempo, foram capazes de barbáries sem fim, como Hitler, Mussolini, Stálin, etc. Os primeiros são exemplos do que fazer e os outros do que não fazer. Na Filosofia, por sua vez, grandes pensadores dedicaram páginas ao estudo da liderança, como Cicero, Maquiavel, Adam Smith, Max Weber, James Burns e muitos outros.
E a Literatura? A Literatura, assim como as artes em geral, é o lugar por excelência da liberdade de pensar e de se expressar, o lugar de sonhar e de manifestar nossos temores. Ela construiu utopias enquanto pode sonhar, mas também constrói distopias, quando os sonhos começam a ser substituídos pelos medos.
Neste Blog eu pretendo compartilhar com aqueles que se aventurarem a me visitar de vez em quando aquilo que aprendi da prática da liderança e do estudo dessas disciplinas.
Eu acredito que ela pode ajudar líderes a ampliar seu repertório e a despertar para novos conhecimentos e, assim, ajudar a transformar os seus ambientes. Por isso, decidi dividir ele por temas, com uma especial atenção ao estudo da Liderança. Não esperem, no entanto, prescrições e manuais de como devemos agir no exercício da liderança, do tipo “os 7 ou 8 hábitos para os líderes eficazes...”. Cada um é líder a seu modo. O que busco é provocar nos leitores o desejo de conhecer mais, da curiosidade e de como aplicar esse aprendizado para uma liderança verdadeiramente transformadora do social e das pessoas. Porque assim nós nos transformamos juntos!